O desenvolvimento das primeiras civilizações foi determinado por um fato decisivo: as grandes transformações, sobretudo econômicas, que se produziram durante o período Neolítico. Esse período não é uniforme, já que começou há 5 mil anos a.C. no Egito e na Mesopotâmia, finalizando aproximadamente 2500 anos depois, enquanto na Europa começou em 4500 a.C. e finalizou em 1800 a.C.
No Oriente Médio, onde se desenvolveu um dos grandes focos urbanos, há um arco de clima benigno e vegetação frondosa que parte do vale do Nilo e chega à Mesopotâmia através da Palestina, da Fenícia e da Síria. Nesta zona, denominada "Crescente Fértil", se desenvolveram, a partir de 4000 a.C., civilizações como os sumérios, babilônios, assírios na Mesopotâmia; arameus, hebreus e fenícios ao longo da costa palestina e sírio-libanesa do Mediterrâneo.
- A civilização mesopotâmica
Em todo o mundo mesopotâmico a dimensão religiosa predominou sempre sobre a política. O príncipe era, antes de tudo, o sumo sacerdote, intermediário entre seus súditos e sua divindade e, na vida política, chefe do órgão estatal e comandante supremo do exército.
A organização do Estado consistia simplesmente em administrar a propriedade real, mas, mais tarde, o Código de Hamurabi se converteu numa extraordinária ferramenta de convivência. A literatura mesopotâmica refletiu a influência dos valores predominantes na vida social por intermédio de duas obras de excepcional interesse: o Poema da Criação e o Cantar de Gilgamesh.
(HISTÓRIA DO MUNDO, Editora Visor)
Código de Hamurabi: Hamurabi foi o sexto rei da primeira dinastia babilônica. Tornou-se famoso por mandar compilar o mais antigo código de leis, conhecido como o Código de Hamurabi.
- postado por Mariah
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Quem sou eu

- - 1°D
- - Angélica - Gustavo - Henrique - Jéssica - Maria Jéssica - Mariah - Nadiana - Victor
3 comentários:
Qual a fonte pesquisada?
Aguardando...
Ok, postagem correta, não é preciso mexer.
Postar um comentário