Pages

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sumérios e babilônios

No quarto milênio antes de Cristo, os sumérios viviam em pequenas cidades-Estado independentes entre si e governadas por um príncipe sacerdote, representante do vínculo religioso que unia todos os sumérios. Além de serem considerados os criadores da escrita, inventaram um sistema numérico sexagesimal para o cômputo do dia (24 horas, 60 minutos, 60 segundos), um calendário de 12 meses e um círculo dividido em 360 graus.
A partir de 3000 a.C. produziu-se uma gradual infiltração desde o deserto sírio dos acádios. O encontro entre sumérios e acádios provocou empréstimos recíprocos, apesar de que os mais beneficiados pelo intercâmbio foram estes últimos. Não obstante, o sumério desapareceu como linguagem falada no começo do segundo milênio antes de Cristo, mas o acadiano perdurou como língua escrita até os tempos de Cristo.
A dinastia acadiana teve, no entanto, uma vida mais curta. Às contínuas revoltas dos sumérios somou-se a irrupção desde a Armênia e do norte do Irã dos guteos, que por volta do ano 2150 a.C. conquistaram o país e arrasaram a capital de modo tão absoluto que sua localização continua sendo até hoje um mistério. Os guteos permaneceram no poder durante quase um século, até que foram derrotados por uma poderosa aliança dos reis de Lagash (Gudea e Ur-Ningirsu) e Uruk (Utukhengal). A partir desse momento houve um verdadeiro renascimento sumério com Ur como centro hegemônico. Apesar dessa prosperidade, a Suméria era, por volta do ano 1950 a.C., um reino vigiado e, provavelmente, condenado. Por volta do ano 1850 a.C. os amorritas, um povo semita procedente da Síria, estabeleceram-se em Akkad e converteram a Babilônia no centro de seu domínio.
(HISTÓRIA DO MUNDO, Editora Visor)

- postado por Mariah

6 comentários:

Prof. Vitor Alberto disse...

Aproveito este post para comentar todos: faltou colocar a fonte pesquisada. Entre no modo de edição e acrescente a fonte pesquisada.

- 1°D disse...

Está feito professor, todas as postagens estão com suas devidas fontes.

Prof. Vitor Alberto disse...

Ok. Percebo que já está atendido o meu pedido com relação à citação das fontes.
Deixo uma outra dica:
Acho que todos do grupo devem postar assuntos, primeiro para fazer um trabalho coletivo e segundo para aprender a mexer na internet. Trabalho individual na internet NÃO ACEITO. Bimestre que vem, provavelmente, os blogs serão individuais. Sacaram?

- 1°D disse...

Certo professor. Eu fui a única a postar no começo porque os outros tinham uns trabalhos. Mas todos estão postando. No final de cada postagem tem o nome da pessoa e a fonte.

Prof. Vitor Alberto disse...

Ok, mas, nas postagens anteriores solucione os problemas que indiquei. Fontes...

Prof. Vitor Alberto disse...

Vou continuar a verificação.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
- Angélica - Gustavo - Henrique - Jéssica - Maria Jéssica - Mariah - Nadiana - Victor