Pages

sábado, 26 de junho de 2010

A sociedade, as Pirâmides e a Religião no Antigo Egito.

Sociedade Egípcia: Nessas ''sociedades hidráulicas'', a distinção social começou a se fazer notar quando a luta pela posse das áreas cultiváveis levou a se defrontarem os camponeses, na posiçao de possuidores da força de trabalho, e os proprietários das terras, que delas se apoderaram e as mantinham invocando a proteção dos deuses e dos sacerdotes.
O topo da pirâmide social era ocupado pela família do faraó; este, por se considerar um Deus encarnado, possuía prerrogativas únicas.

Pirâmide: Tinha a função de abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences ( jóias, objetos pessoais e outros bem materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das construções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.

Religião Egípcia: Era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo da mumificação.

Postado por Henrique e Victor.

4 comentários:

- 1°D disse...

Professor, é o Victor.
O site das três postagens é:

http://www.coladaweb.com/historia/egito-antigo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito

Prof. Vitor Alberto disse...

Ok, Victor, procure fazer a citação da fonte nas postagens, é entrar com login e senha e editar as postagens, entrar na que deseja editar e acrescentar a fonte.
Permanece ainda a dúvida sobre quem fez o que na postagem e pesquisa.
Aguardando a informação até dia 29/06

- 1°D disse...

Então professor!
O Henrique fez a pesquisa e eu Victor fiz a postagem.
Ok?

Prof. Vitor Alberto disse...

Sei...
Fazer o quê, vocês estão dizendo eu acredito...

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
- Angélica - Gustavo - Henrique - Jéssica - Maria Jéssica - Mariah - Nadiana - Victor