Antes da invenção da escrita, marco considerado pelos historiadores como a divisão entre a Pré-História e a História, o homem desenvolveu estruturas culturais que conduziram à criação de um método para registro.
Desde o surgimento do Homo Sapiens, há cerca de 500 mil anos, o ser humano começou a atuar sobre o ambiente que o rodeava e a modificá-lo em seu benefício. Nesta fase, nossos antepassados aprenderam a utilizar o fogo e lascar a pedra, construindo assim armas e ferramentas. No entanto, não conheciam nem a arte nem a música.
No período Neolítico, que teve início por volta de 10.000 a.C., diversas comunidades superaram a economia baseada na caça e na coleta e desenvolveram a agricultura. A consequência imediata desse passo foi o abandono da vida nômade e a criação dos primeiros povoados permanentes. Os novos modos de produção trouxeram a necessidade de fazer registros, o que pavimentou o caminho para o surgimento da escrita e, com ela, o da História.
As primeiras placas de argila com caracteres pictográficos datam de 4000 a.C. e foram encontradas na região da Mesopotâmia, que se situava entre os rios Tigre e Eufrates.
Para alguns estudiosos, a determinação em organizar as irrigações levaram à formação de um poder centralizado que antecedeu o Estado. As comunidades neolíticas evoluíram até dar origem a cidades e, por volta de 4000 a.C., já existiam concentrações urbanas importantes, criadas pelos sumérios na região da Mesopotâmia.
(HISTÓRIA DO MUNDO, Editora Visor)
- postado por Mariah
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Quem sou eu

- - 1°D
- - Angélica - Gustavo - Henrique - Jéssica - Maria Jéssica - Mariah - Nadiana - Victor
3 comentários:
Quem postou esta matéria?
Ok
Ok, postagem correta, não é preciso mexer.
Postar um comentário